top of page

Projetos com financiamento sob a coordenação do Prof. Renato Gregorin

2019 - Traços funcionais: uma abordagem para avaliar a sensibilidade de morcegos a alterações na paisagem. Bolsas FUNBIO - Conservando o Futuro. Pesquisa na área de Ecologia de Paisagens coordenado pelo doutorando Matheus Camargo Silva Mancini. O objetivo desse projeto é avaliar quais são as características morfo-ecológicas que fazem os morcegos mais sensíveis às modificações no uso e cobertura do solo, em especial a agropecuária e silvicultura. O estudo é desenvolvido na região sul dos estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Carrancas, Cruzília, Minduri, São Vicente de Minas e Andrelândia. O projeto é financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade e pelo Instituto Humanize.

​

2018 – Morcegos cavernícolas em Minas Gerais: padrões de movimentação em áreas de influência de atividade mineradora. Edital FAPEMIG-VALE, Pesquisa na Área de Espeleologia, Processo RDP-00079-18. O objetivo deste estudo é conhecer os níveis de deslocamento de morcegos que se abrigam em cavernas na região do Quadrilátero Ferrífero (QF) e sua relação com a paisagem. Serão usados anilhas, radiotelemetria, marcadores genéticos (microssatélites) e ultrassom para estudar a comunidade de morcegos em 10 sítios com cavernas, alguns em áreas propensas à mineração na região de Pains-Arcos-Doresópolis... Participam como colaboradores: Dr Enrico Bernard (UFPE), Dr. Fabrício R. dos Santos (UFMG), Dr José Eustáquio dos Santos Junior (UFMG), Arthur S. Tahara (doutorando UFLA).

 

2018 - Landscape structure shaping multi-trophic interactions among plants, bats and ectoparasites in a fragmented tropical forest mosaic. The Rufford Foundation. Projeto coordenado pelo doutorando Rodrigo M. Mello visa a compreensão das interações tróficas entre morcegos, plantas e ectoparasitos em uma região fragmentada no sul de MG. Participa como colaborador: Prof. Dr. Wesley Dáttilo (Instituto de Ecología AC-México) e  Lilith C. Silva (mestrado UFLA).

​

2017 – Diversificação de morcegos insetívoros na região Neotropical: sistemática de Peropteryx (Emballonuridae), Thyroptera (Thyropteridae) e Nyctinomops laticaudatus (Molossidae). Edital universal CNPq processo 402330/2016-1. O projeto objetiva o estudo da sistemática de diversos grupos de morcegos incluindo dados morfológicos e moleculares, incluindo filogenia, taxonomia e biogeografia. Participam como colaboradores: Dr. Ligiane M. Moras (Instituto Isabelita Hendrix), Valéria C. Tavares (UFPB), Talita G. Almeida (mestranda) e a Dra. Maria Clara Nascimento Costa, Talita G. Almeida (mestranda UFMG), Fabrício R. Santos e Fernando Perini (UFMG).

 

2015 - Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB). SBZ, MCT, BHL-SciELO0. Coordenação, juntamente com o prof. Alexandre R. Percequillo, do grupo Mammalia. O projeto objetivou a elaboração de um catálogo on-line de todos os táxons reconhecidos (espécies e subespécies) de mamíferos brasileiros. 

​

2014 – Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos (CEBIOMinas). Edital CTINFRA-FINEP 01/2013. Este projeto coordenado em parceria com o Prof. Ludwig Pfenning e a Pro-reitoria de Pesquisa (PRP-UFLA) teve um montante aprovado para a construção do centro de coleções biológicas da UFLA que abrigará as coleções de mamíferos, insetos, peixes, herbário, fungos e um laboratório amplo de biologia molecular. Há amplo espaço para atividades de educação e extensão como anfiteatro e espaço para exposições. 

 

2013 – Sistemática dos gêneros Molossus E. Geoffroy, Cynomops Thomas e Molossops Peters 1866 (Chiroptera: Molossidae). Programa Pesquisador Mineiro PPM VII, processo PPM 00173-13.  Projeto objetivou o estudo sistemático de diversos grupos de morcegos, incluindo filogenia e taxonomia. Projetos PPM (FAPEMIG) sempre são fomentados em parceria com outros projetos, neste caso com o CNPq 477422/2011-0. 

 

2012 – Estratificação vertical e uso do espaço por morcegos no Parque Estadual do Rio Doce, MG. Edital universal FAPEMIG APQ-01451-11. O projeto objetivou o estudo da estratificação vertical no maior fragmento de Mata Atlântica em MG, o PERD. Foram usadas redes em nível do solo e no sub-dossel, em alturas que variaram de 11 a 19 metros. Participam como colaboradores: Dr Enrico Bernard (UFPE), Dr. Valéria C Tavares (UFPB) e os mestrandos Karina L. Vasconcellos, Bruno Bret e Luciany Oliveira. 

 

2011 - Sistemática dos gêneros Molossus E. Geoffroy, Cynomops Thomas e Molossops Peters 1866 (Chiroptera: Molossidae).  Edital universal CNPq, processo 477422/2011-0. Projeto objetivou o estudo sistemático de diversos grupos de morcegos, incluindo filogenia e taxonomia.Participaram deste projeto a Dra. Ligiane M. Moras, Dra Valéria C. Tavares, Dra. Lívia O. Loureiro, Dr. Fernando Perini.

 

2009 - Adequação, modernização e consolidação da Coleção de Zoologia do Depto de Biologia da UFLA. Financiamento: edital FAPEMIG 14/2009 (projeto Biota), linha temática 1 – Coleções de Zoologia, processo APQ 03504-09. O projeto objetivou a aquisição de materiais e móveis para Coleção Zoológica da UFLA, incluindo a CMUFLA. Com o recurso foram adquiridos computadores, mesas e gavetários, armários de madeira e gavetas para alocar espécimes taxidermizados, estantes de aço para alocar o material em via úmida, etiquetas, vidraria, reagentes e lupa. Participam como colaboradores: Dr. Marcelo Passamani, Dr. Paulo S Pompeu e Dr. Alessandra A. de Pádua e Dra. Dayse L. Resende.

 

2009 – Diversidade e ecologia de mamíferos de pequeno porte em uma região de ecótone Cerrado-Mata Atlântica no sul de MG. Edital universal FAPEMIG APQ-01807-08. O Projeto objetivou o estudo de gradiente altitudinal da Mata Triste, Minduri (MG) incluindo todos os pequenos mamíferos, terrestres e voadores. As cotas altitudinais variaram de 900 a 1550 m. O projeto também deu suporte para estudos com aves. Participaram Ligiane M. Moras (mestrado), Felipe Machado (mestrado), Aloysio Moura e Paula Mouallen (iniciação científica).

 

2007 - Ecologia de morcegos polinizadores na região cárstica do Vale do Peruaçú. Financiamento: Edital Universal FAPEMIG APQ-04340-07. O projeto objetivou o estudo da comunidade de morcegos em geral, e da ecologia e história natural de morcegos nectarívoros no P. E. Cavernas do Peruaçu. Foram capturados e anilhados mais de 500 indivíduos de morcegos, sendo que cerca de 8% pertenciam a seis espécies de morcegos nectarívoros. Participou o mestrando Clever G. Pinto. 

 

2006 - Diversidade de mamíferos no gradiente Cerrado-Mata Atlântica no sul de Minas Gerais. Financiamento. Edital Universal CNPQ, processo 484283/2006-5. O projeto estudou a riqueza da mastofauna de pequeno porte em diversas áreas do sul de MG (Minduri, P.E. Ibitipoca, PARNA Serra da Canastra, RPPN Alto Montana na Serra da Mantiqueira) e verificar se houve gradiente de composição faunística entra as áreas abertas e de floresta Atlântica. Participam como colaboradores: Dr. Marcelo Passamani eArthur S. Tahara (mestrado).
 

bottom of page