top of page

Professor Responsável

Dr. Renato Gregorin

Graduado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Mestrado e doutorado em Zoologia pelo IB-USP (São Paulo- 1996 e 2000). Desenvolveu a pós-graduação com estudo de acervo de primatas e quirópteros no Museu de Zoologia da USP. É Professor Associado da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na área de Zoologia, atua principalmente no estudo da diversidade (sistemática, morfologia e inventário faunístico) de pequenos mamíferos e primatas. Atualmente é credenciado nos cursos de pós-graduação em Ecologia Aplicada da UFLA e Zoologia da UFMG, orientando em níveis de mestrado e doutorado. Participa dos grupos de pesquisa CNPq "Diversidade, Sistemática e Biogeografia de Morcegos Neotropicais" (líder) e "Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular (UFMG - colaborador), bolsita produtividade nível 2 CNPQ. É curador da Coleção de Mamíferos da UFLA (CMUFLA) e coordena o Centro de Coleções, Biodiversidade e Patrimônio Genético na UFLA (CEBIOMinas).

Email: renato.gregorin@gmail.com

Pós-Graduação

Doutorado

Lucas Laboissieri Del Sarto Oliveira

IMG-20180802-WA0002_edited.jpg

Biólogo licenciado (2017). Mestre em Ecologia Aplicada (2020). Meu interesse maior é entender os principais direcionadores ambientais atrelados a mudanças de forma em asas, crânios e dentes dos morcegos, especialmente os nectarívoros.

Email: lucas.delsarto@gmail.com

Ivan Junqueira Lima

ivan.jpeg

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (2012) e Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2017). Atualmente é Bolsista de Doutorado da CAPES no programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras, orientado pelos professores Dr. Renato Gregorin (UFLA) Dra Maria Nazareth Ferreira da Silva (INPA) e Dr. Carlos Peres (University of East Anglia, Norwich, UK). Também é pesquisador colaborador no Grupo de Pesquisas em Ecologia de Vertebrados Terrestres no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Tefé AM. Atua principalmente em estudos de filogeografia, história evolutiva e impactos das mudanças climáticas na distribuição e capacidade de sobrevivência das espécies de pequenos mamíferos terrestres e primatas amazônicos.

Email: ivanjunqueirabio@gmail.com

Sebastião Maximiano Corrêa Genelhú

IMG_1836.jpg

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba, UNIUBE(2019), Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (2022). Atualmente é doutorando em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras.
Email: sebastiaogenelhum@gmail.com 

Graduação

Leticia Langsdorff Oliveira

WhatsApp%20Image%202020-12-02%20at%2009.

Graduanda em Ciências Biológicas – Bacharelado. Atualmente desenvolve atividades de coleta e triagem de quirópteros e seus respectivos ectoparasitos em fragmentos florestais do Sul de Minas Gerais. Estuda também o efeito da diversidade de ectoparasitos pela estrutura da paisagem. O estudo é tem apoio do FUNBIO.

Email: llangsdorff.o@gmail.com

Maria Eduarda Pereira Santos

maria.jpeg

Ensino médio (segundo-grau) completo e curso técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2019). Atualmente está cursando o 6º período em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Faz parte do Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos (LADISMA), onde desenvolve pesquisa sobre taxonomia e relações filogenéticas de Eptesicus (Chiroptera) do sul de Minas Gerais, com base em genética molecular (análise de DNA) e caracteres morfológicos. Tem interesse na área de resgate, identificação, reabilitação e monitoramento de mamíferos.

Email: amariaepsantos@gmail.com

Pedro Candido Rodrigues Chagas

Imagem do WhatsApp de 2024-03-07 à(s) 15.41.59_65961bfa.jpg

Graduando em ciências biológicas - licenciatura. Atualmente trabalhando com curadoria e taxonomia no setor de mastozoologia do LADISMA, em específico Oligoryzomys. Interesse primário em paleontologia.

Email: pedro.chagas2@estudante.ufla.br

Beatriz Gomes Gonçalves

Imagem do WhatsApp de 2024-03-08 à(s) 11.21.26_152fac6b.jpg

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura. Atualmente desenvolve estudos filogenéticos e suas interferências para a taxonomia, biogeografia e padrões de diversidade sobre o grupo Phylloderma (Chiroptera), com ênfase em genética molecular (análise de DNA mitocondrial) e caracteres morfológicos. 
Email: b_gomesgoncalves@hotmail.com 

Maiara Gonçalves

Imagem do WhatsApp de 2024-03-20 à(s) 09.40.48_8c7ea44c.jpg

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura. Atualmente se dedica em pesquisar a variação alométrica em Mimon bennettii (Chiroptera) comparando ambientes savânicos e florestais. Email: maiara.goncalves@estudante.ufla.br 

Colaboradores

Dra. Ligiane Martins Moras

Ligiane.jpg

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas, Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduiche no Smithsonian Institution em Washington D.C. Na área de Zoologia, atua principalmente no estudo da diversidade (sistemática, taxonomia e inventário faunístico) de morcegos. Na área de Ecologia possui experiência em estudos de comunidades de morcegos. Líder do grupo de pesquisa Biodiversidade e Conservação de Ecossistemas Tropicais do DGP-CNPq. Atualmente é professora do Centro Universitário Izabela Hendrix, onde ministra as disciplinas Zoologia de Vertebrados, Taxonomia e Sistemática, e Paleontologia para o curso de Ciências Biológicas.

Email: ligimoras@gmail.com

Dr. Rafael de Souza Laurindo

Formado em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Meio Ambiente (ESMA), Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2013-2015). Possuo experiência em inventários faunísticos, pesquisa científica com mamíferos terrestres e quirópteros atuando principalmente em áreas fragmentadas e mosaicos agrícolas. Tenho doutorando pelo Programa de Ecologia Aplicada (UFLA) (2015-2019) e investigo padrões e processos relacionados às interações entre morcego e frutos em comunidades ecológicas bem como os determinantes dos papéis das espécies em comunidades.

Email: rafaelslaurindo@gmail.com

Dr. Matheus Camargo Silva Mancini

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre e Doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Desenvolve pesquisas na área de ecologia comunidades, ecologia de paisagens e bioacústica, tendo os morcegos como principal grupo de estudo. Também atua como consultor ambiental na realização de inventários de mastofauna e estudos de impacto ambiental, além de monitoramentos bioespeleológicos.

Email: mthmancini@gmail.com

Apoio técnico

Arthur Setsuo Tahara

20190814_114338.jpg

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2009), Doutorado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2023). Desenvolveu trabalhos de ecologia de mamíferos terrestres, com ênfase com morcegos, atuando também como consultor ambiental de projetos de monitoramento/levantamento/ resgate para licenciamento ambiental. Recentemente doutorando em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras com radio telemetria e ultrassom de morcegos cavernícolas e sua relação com a estrutura da paisagem.

Email: setsuotahara@gmail.com

Egressos

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

​

Naiara Carvalho de Lima. 2023. Diversidade e relações ectoparasitárias de dípteros em morcegos no parque ecológico quedas do rio bonito, lavras. Universidade Federal de Lavras.

​

Jacqueline da Silva Xavier. 2021. As unidades de conservação protegem efetiviamente o mocó, gênero Kerodon (Rodentia: Caviidae)? Universidade Federal de Lavras.

​

Patrícia Araújo Zanatta. 2018. Morfologia comparativa da língua em morcegos insetívoros e suas implicações filogenéticas e funcionais. Universidade Federal de Lavras. 


Pedro Bolanho Mendes. 2017. Padrões na diversidade beta de uma comunidade de répteis e anfíbios: A contribuição do turnover espacial e nestedness-resultante nas estratégias de conservação. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: FAPEMIG.


Luana Portela Faria e Ávila. 2017. Filogenia e taxonomia do grupo Saguinus mystax baseada em análise genômica. 2017. Universidade Federal de Lavras.


Ednilson A. Lomazi. 2017. Análise da interação evolutiva de atributos cranianos de Molossops temminckii (Chiroptera: Molossidae). Universidade Federal de Lavras.. Bolsa: FAPEMIG (2 anos).


Beatryz dos Santos Romão. 2016. Influência da disponibilidade de recurso no padrão reprodutivo de três espécies de morcegos filostomídeos. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: FAPEMIG.


Clésio Teixeira. 2016. Variação morfométrica em Eumops auripendulus (Chiroptera: Molossidae). Auxílio na curadoria da CMUFLA. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CNPq (2 anos).


Tárik Bet Ayoub. 2013. Taxonomia de Saguinus imperator Goeldi (Primates: Callitrichinae). 2013. Universidade Federal de Lavras. 
 

Ivan Junqueira Lima. 2012. Análise morfológica e zoogeografia de Wiedomys pyrrhorhinus (Wied, 1821). Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CNPq.


Guilherme Costa Alvarenga. Diversidade de morcegos (Mammalia, Chiroptera) em duas fitofisionomias na região de Carrancas, Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CNPq.


Arina Pacheco Magalhães Lopes. 2011. Taxonomia de Bibymys (Rodentia: Signodontinae) usando dados morfológicos, moleculares e citogenéticos. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: FAPEMIG.


Paula Salomon Bezerra Mouallem. 2010. Diversidade e ecologia de marsupiais em uma área de elevada altitude no sul de MG. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CNPq.


Silvia de Abreu Maiani Simões. 2009. Sistemática molecular de Eumops auripendulus (Chiroptera: Molossidae). Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CNPq.


Débora Ferrari Buzatto. 2009. Histologia do aparelho reprodutor em morcegos molossídeos e vespertilionídeos. Universidade Federal de Lavras.
 

Livia Oliveira Loureiro. 2009. Padrões de movimentação e ecologia de morcegos em uma região do alto Rio Grande, MG. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: FAPEMIG.


Shayenne Eliziane Ramos. 2008. Comparação da taxocenose de morcegos em dois fragmentos florestais da UFLA. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Lavras. Bolsa: FAPEMIG.


Leandro Luz Moreira. 2008.  Os morcegos e o ser humano: entendendo esta relação a partir das perspectivas de estudantes do ensino fundamental da cidade de Lavras, MG. Universidade Federal de Lavras.


Elisandra de Almeida Chiquito. 2007. Diversidade mamíferos de pequeno porte no Parque Ecológico Quedas do Poço Bonito, Lavras, MG.  Universidade Federal de Lavras.


Amanda Luiza Teixeira. 2004. Diversidade de quirópteros no Parque Ecológico Quedas do Poço Bonito, Lavras, MG. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CNPq. 


Vanessa Ramos Furtado. 2003. Morfologia comparada do aparelho reprodutor feminino em Eumops (Chiroptera: Molossidae). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bolsa: FAPESP.

​

​

MESTRADO

​

Jaleesa Alexa Clarke. Modeling the distribution and environmental suitability of callithrix goeldii (Thomas, 1904). 2023. Universidade Federal de Lavras.

​

Sebastião Maximiano Corrêa Genelhú. 2022. Nicho Trófico e Redes de Interação de Morcegos Frugívoros na Província Cárstica do Alto São Franscisco. Bolsa: FAPEMIG.

​

Ana Beatriz Ligo. 2021. Padrões macroecológicos em redes de interações mutualísticas morcegos e frutos na Região Neotropical. Bolsa: FAPEMIG.

​

Lucas Laboissieri Del Sarto Oliveira. 2020. Lonchophylla dekeyseri Taddei, Vizotto & Sazima, 1983 (Mammalia: Chiroptera): um trogloxeno obrigatório? Bolsa: CAPES.

​

Talita Graziele de Almeida. 2019. Variação molecular  em Nyctinomops (Molossidae) em especial, no complexo N. laticaudatus. Universidade Federal de Minas Gerais.

​

Lilith Silva. 2019. Diversidade da dieta de morcegos frugívoros e a heterogeneidade da vegetação. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES.
 

Karina Lobão Vasconcellos. 2014. Morfometria geométrica da asa de quirópteros do Parque Estadual do Rio Doce, MG. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES.


Livia de Oliveira Loureiro. 2014. Sistemática de Molossus (Mammalia: Chiroptera: Molossidae) com ênfase nas espécies ocorrendo no Brasil. Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsa: CAPES.


Luciany Ferreira de Oliveira. 2013. Assembleia de Chiroptera (Mammalia) no Parque Estadual do Rio Doce, Minas Gerais: Riqueza, Composição e Estratificação Vertical. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES.


Ligiane M. Moras. 2011. Assembleia de morcegos (Mammalia, Chiroptera) e estrutura da paisagem: composição, distribuição e uso de habitat em uma região de elevada altitude no sul de Minas Gerais. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CNPq.


Felipe Santana Machado. 2011. Diversidade e estrutura da comunidade de roedores (Cricetidae: Sigmodontinae) em diferentes fitofisionomias na Chapada das Perdizes, Minduri/Carrancas, MG. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES.


Clever Gustavo de Carvalho Pinto. 2010. Assembleia de morcegos (Mammalia, Chiroptera) com ênfase nas relações entre espécies nectarívoras e plantas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, norte de MG. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES.


Arthur Setsuo Tahara. 2009. Quirópteros no gradiente Cerrado-Mata Atlântica no sul de Minas Gerais: diversidade e padrões de distribuição. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES.
 

​

​

DOUTORADO

​

Arthur Setsuo Tahara. 2023. Morcegos cavernícolas no carste bambuí, região de arcos-pains, mg: uso da paisagem e área de vida. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: FAPEMIG.

​

Matheus Camargo Silva Mancini. 2022. Efeitos da paisagem sobre uma comunidade de morcegos no sul de Minas Gerais: espécies, traços funcionais e padrões de atividade. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES.

​

Rodrigo de Macêdo Mello. 2020. Composition and structure of anthropogenic landscapes shape the interactions among plants, frugivorous bats and ectoparasites. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES

​

Rafael de Souza Laurindo. 2019. Redes de interação morcegos-fruta na região Neotropical. Universidade Federal de Lavras. Bolsa: CAPES
 

Maria Clara do Nascimento Costa. 2018. Filogenia e revisão taxonômica de Peropteryx (Chiroptera: Emballonuridae).  Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsa: CAPES


Ligiane Martins Moras. 2011. Filogenia e revisão sistemática de Cynomops (Chiroptera: Molossidae). Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsa: CAPES.
 

​
 

bottom of page